Quintal de Cultura

sábado tem sessão na Praça do Cardoso

Posted on: 12/07/2011

Neste fim de semana, nossa equipe localizada na Vila Marçola, em parceria com a Criarte e a Aces, vai apresentar para a comunidade na praça do Cardoso, o filme “Terra deu, terra come”, de Rodrigo Siqueira, vencedor da competitiva internacional do forumdoc.bh 2010. O filme tem 88′ e sua sinopse relata: “Pedro de Almeida, garimpeiro, 81 anos de idade comanda como mestre de cerimônias o velório, cortejo e o enterro de João Batista, que morre com 120 anos. O ritual sucede-se n quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metáfisicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro. No filme, não se sabe o que é fato e o que é representação, o que é verdade e o que é um conto, documentário ou ficção, o que é o cinema e o que é a vida, o que é africano e o que é mineiro, brasileiro.
A sessão será 19h no sábado, 16/07/11, na Praça do Cardoso, ponto final do 4107, na Vila Marçola, no Aglomerado da Serra.

O ponto de cultura Quintal de Cultura: descentralização de ações audiovisuais – trabalha com a formação audiovisual de agentes culturais em três comunidades da região metropolitana de Belo Horizonte (Taquaril, Vila Marçola e Várzea em Lagoa Santa). Nossa proposta tem como base a produção de mostras participativas de cinema e vídeo, a realização audiovisual e a elaboração e manutenção de projetos culturais, todas ações relacionadas às atividades da Associação Filmes de Quintal, que coordena o ponto de cultura.
Por meio das atividades, o Quintal de Cultura tem como perspectiva o fomento à reflexão sobre o fazer audiovisual em seus diferentes modos de produção e sobre a apropriação das novas tecnologias de realização. O trabalho desenvolvido de maneira colaborativa com as comunidades parceiras do ponto visa a consolidação da autonomia dos grupos na realização de suas próprias ações, assim como o fomento a articulações entre as comunidades, para que elas constituam uma rede alternativa de exibição e produção audiovisual.

Cola lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: